Navegação

sábado, 4 de setembro de 2010

Gaveta do Ivo: um blog sobre a arte da poesia e tradução

         Recomendo para todos os admiradores de poesia, literatura e tradução o blog Gaveta do Ivo, criado em julho deste ano pelo tradutor e poeta Ivo Barroso. Em sua "Gaveta", são publicados regularmente riquíssimos textos e artigos sobre grandes autores e poetas como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Jane Austen e William Blake, poesias e traduções de sua autoria e recomendações de livros, revistas e traduções.
         Para os que não conhecem este importante personagem da literatura brasileira, segue uma breve trecho retirado do  site do Antonio Miranda :


"(Ivo Barroso) Nasceu em Ervália, Minas Gerais, em 1929 e transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1945. Cursou o Colégio Vera Cruz, bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Catete e em Línguas e Literaturas Neolatinas pela Nacional. Foi um dos fundadores da revista Senhor e do Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Foi assistente do redator-chefe das Enciclopédias Século XX, Delta Larousse e Mirador Internacional. [...]De regresso ao Brasil, após 25 anos de ausência, organizou a edição Poesia e Prosa de Charles Baudelaire para a Nova Aguilar e publicou as obras completas de Arthur Rimbaud pela Topbooks. [...] Foi tradutor de vários livros importantes de poesia e de prosa da literatura mundial.
         Obras originais: Nau dos náufragos (poesia) Lisboa; Visitações de Alcipe (poesia) Lisboa; O corvo e suas traduções (ensaio)".

        Recomendo todas as suas traduções, principalmente as que tive a oportunidade de conhecer: o livro Razão e Sentimento, tradução da obra da escritora inglesa Jane Austen e também o livro 42 sonetos de Shakespeare, em que Ivo traduz com maestria os sonetos daquele considerado o maior escritor e dramaturgo da língua inglesa de todos os tempos.

0 comentários:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License