Navegação

sábado, 16 de outubro de 2010

Liberdade musical com ukuleles

         Vagando pelo Youtube, encontrei um  vídeo que me levou à descoberta de uma orquestra um tanto diferente e muito original : The Ukulele Orchestra of Great Britain. Composta por oito músicos, a orquestra realiza reinterpretações de músicas de variados gêneros através de um único intrumento: o ukulele. Abaixo, o vídeo da orquestra apresentando a música tema do famoso faroeste O Bom, o Mal e o Feio  ou Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly)



          Genericamente conhecido como guitarra havaiana, o ukulele é um instrumento semelhante ao violão, mas menor e composto por quatro cordas, podendo apresentar diversos tamanhos e formatos. 

Imagem retirada do site oficial: http://www.ukuleleorchestra.com
         The Ukulele Orchestra of Great Britain utiliza, como apresentado na descrição do grupo em seu site oficial, "the limitations of the instrument [ukulele] to create a musical freedom" (tradução livre: as limitações do instrumento [ukulele] para criar uma liberdade musical). Assim, através de apresentações recheadas de ukuleles, canto e assobios por vezes mesclados com humor, a orquestra consegue cativar o público, criando em suas apresentações um agradável ambiente de entretenimento, música e arte. 

         Abaixo, um interessante vídeo de uma apresentação da orquestra, em que diversos fãs levaram seus próprios ukuleles para o evento, tocando junto à orquestra um trecho  da Nona Sinfonia de Beethoven.


Mais sobre a Orquestra
. Visite o site oficial da Orquestra: http://www.ukuleleorchestra.com 
.Veja mais apresentações do grupo em seu canal do Youtube

2 comentários:

  1. Oi Sofia,
    Gostei muito do seu blog também. Vou ler com mais calma depois. Achei o maior barato essa matéria com Ukuleles, se vc não se importar, vou fazer uma menção no meu blog, ok? Eu ponho o link para você. Eu fiz uma matéria sobre o Bach's Project já há algum tempo e postei um vídeo com um músico tocando Bach nesse instrumento.
    Se vc quiser verificar: http://marciacl.typepad.com/na_linha/2010/06/BachsProject.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,
    Muito obrigada pela visita e pelo comentário, fico muito feliz que tenha gostado aqui do Violeta. Quando assisti aos vídeos dessa orquestra, fiquei muito interessada pois a proposta desses músicos é bastante original, não acha? Principalmente para um instrumento que muitos não conhecem. E imagina, não há problema algum em você fazer uma menção no seu blog. Na verdade, fico é lisonjeada e feliz por estar ajudando na divulgação da orquestra aqui no Brasil! :)
    Gostei muito da sua matéria sobre o Bach's Project. O vídeo do músico tocando ukulele é muito interessante, principalmente quando ele fala sobre o instrumento. Acho que vou comprar o DVD do projeto! Hehe

    ResponderExcluir

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License